7.11.08

COMECE EM CASA


É possível fazer sua parte para mudar o mundo! Atitudes simples do dia-a-dia podem fazer muita diferença na hora de reduzir seu impacto ao meio ambiente. Você pode até não saber, mas é responsável por muitos danos causados no planeta. Alguns são inevitáveis devido ao nosso modo de vida moderno, que visa cada vez mais o conforto. Porém conforto e sustentabilidade podem andar juntos se alguns limites forem impostos e desperdícios eliminados. Não estamos falando de radicalismos impraticáveis, e sim de pequenas ações que pode começar hoje mesmo a praticar em sua casa!


1- Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto. Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso e tenha certeza: o valor de sua conta de luz vai cair bastante.

2- Na hora de comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes. É possível reconhecê-los pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Detalhe: isso não custa nada.

3- Viva seu dia com luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa em vez de acender lâmpadas. Além de fazer muito bem ao seu humor, você também vai economizar dinheiro no fim do mês.

4- Mude sua geladeira e seu freezer de lugar. Ao colocá-los próximos do fogão e de áreas onde bate sol, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Aproveite para avaliar com seus botões: será que você precisa mesmo de um freezer?

5- Idéia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.

6- Ventiladores de teto consumem muito menos energia que os aparelhos de ar condicionado. Tudo bem, você prefere o ar condicionado. Então, ao menos use-o racionalmente, com portas e janelas fechadas e os filtros regularmente limpos.

7- Evite a torneira elétrica nos dias quentes. Aliás, para quê esquentar a água da pia se vivemos num país tropical? Pense nisso.

8- Atire a primeira pedra quem nunca esqueceu o carregador do celular ligado na tomada. Acredite: esse pequeno descuido gasta energia elétrica.

9- Pendure as roupas no varal em vez de usar a secadora. Recorra a ela apenas em casos mais urgentes. E aquele truque de colocar panos e roupas para secar atrás da geladeira deve ser abolido, pois consome energia extra.

(Fonte:
www.planetasustentavel.abril.uol.com.br)

3 comentários:

Anônimo disse...

Hey friend! Mto legal seu blogg! Educacao eh a chave da mudanca!!!
Eu fico ate meio constrangida de postar diretamente do lugar q mais contribui para o caos ambiental. Aki a propaganda eh grande. Td mundo fala em "go green", mas vc sabe neh? na acao sao outros 500...Eu nao sei ai, mas aqui reciclar vidro nao existe..recicla-se papel, latinhas e plastico..vidro, nope nope nope....A moda agora eh comprar "hybrids" e morar em apartamentos multimilhonarios feitos de " environmentally friendly materials"...mas o engracado eh q a historia da roupa de lavar economizando agua e energia ainda esta fora de contexto.!!!! Ah! nao tem mais sacolinhas de plastico no mercado, somente de papel ou tecido reciclaveis...mas ...eu jah encontrei muitas no lixo comum.......entao eu me pergunto: de que adianta???...o q e frustrante, pelo menos aqui, eh q a tomada de consciencia pela preservacao do meio ambiente se tornou, novamente, especulacao e marketing(primeiramente pq td o que "eco friendly" custa, se nao o dobro, o triplo do valor). Enquanto muitos tentam lutar por um mundo mais saudavel, outros tantos contribuem apenas fazendo a sua "media" para a "midia".
Mas eh assim mesmo! O que importa eh que estamos fazendo a nossa parte!!!! Parabens pela sua iniciativa!!! Bju enorme ..La

Raoní disse...

ke comentario grande...eu me atenho a dizer ke te apoio

Mimirabolante disse...

Temos que escrever bastante.....acho que só assim funciona.....Veja o exemplo da Dengue.....td mundo sabe.....vários contraem a doença.....

Related Posts with Thumbnails